O Quarteto Arabesco colabora regularmente com:

Pedro Joia, guitarra. Nasceu em 1970. Iniciou, aos sete anos, estudos de Guitarra Clássica na Academia dos Amadores de Música, com o Professor Paulo Valente Pereira. No ano de 1985 transferiu-se para o Conservatório Nacional onde estudou com o Professor Manuel Morais e concluiu o curso de Guitarra Clássica em 1990. A partir de 1986 iniciou-se no estudo de Guitarra Flamenca, primeiro como autodidacta e posteriormente através de cursos e de master classes em Espanha com os guitarristas Paco Peña e Manolo Sanlúcar. A relação de aluno com o segundo manteve-se até 1998. De 1990 a 1994 foi professor de Guitarra Clássica no Conservatório Regional de Loures. De 1998 a 2003 foi professor de Guitarra Clássica na Licenciatura em Música da Universidade de Évora.

A actividade concertista foi iniciada em 1992, apresentando-se como solista ou em formações de duo ou de trio. Tem participado em inúmeros Festivais de música tais como: Festival Internacional de Música de Macau (tendo atuado como solista acompanhado pela Orquestra Chinesa de Macau e Hong Kong), Festival Ibero-Americano de Guitarra de Marrocos, Festival de Guitarra de Córdoba, Festival Kammoro em Praga (República Checa), Festival de Guitarra de Beckrrich (Luxemburgo), Festival de Música de Espinho, Festival de Guitarra de Oeiras, Festival de Guitarra de Aveiro, Festival de Música de Leiria, tendo actuado também em países como Índia, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Costa do Marfim, Finlândia e Holanda. Vem exercendo frequentemente actividade de direcção musical em projectos diversificados desde a música ao teatro.

Tem gravados cinco CDs em nome próprio, “Guadiano” em 1996, Sueste em 1999, “Variações Sobre Carlos Paredes” (disco de homenagem a Carlos Paredes com obras deste compositor) em 2001, “Jacarandá” em 2003 (disco em que reuniu artistas brasileiros como Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Zeca Baleiro, Zélia Duncan), e “À Espera de Armandinho”, com transcrições para guitarra clássica de obras para guitarra portuguesa do guitarrista compositor da 1ª metade do século XX Armando Augusto Freire - Armandinho.

O Quarteto Arabesco colabora com Pedro Jóia desde 1998, tendo participado em três dos seus discos (Sueste, Variações sobre Paredes e Jacarandá). Além de numerosos concertos pelo país e colaborações com outros artistas, participaram com o Teatro Experimental de Cascais na peça “Lorca”. Apresentaram-se em vários concertos e festivais nacionais e internacionais tais como: Festival de Guitarra de Beckrrich (Luxemburgo), Festival Internacional de Música de Macau, Festival de Música de Espinho, Festival de Guitarra de Oeiras, assim como concertos em Moçambique e Angola sob patrocínio do Instituto Camões.

voltar >